PDF Imprimir E-mail
Como gravar CD/DVD

  

Aprenda, passo-a-passo, como gravar CD ou DVD de uma maneira rápida e fácil. Para quem não tem os programas Easy CD Creator ou o Nero instalados em seu computador, disponibilizamos aqui o programa gratuito CDBurnerXP e também um passo-a-passo para a utilização deste. O CDBurnerXP é um programa gratuito para a gravação de CD-R, CD-RW, DVD+R/RW, DVD-R/RW, discos Blu-Ray e HD-DVD´s sem complicações. Ele traz as funções mais usadas nos programas da categoria, como cópias "On the Fly" (direto de um disco para o outro), gravação de discos de áudio com ou sem intervalos entre as músicas, gravação e criação de arquivos ISO e cópia de CDs de música para o computador com pesquisa de tags na internet. O programa ainda permite a criação de discos inicializáveis. Clique aqui para baixar o programa.

 

Antes de mais nada, clique aqui para aprender como instalar o programa no seu computador.

 

Passo 1 Abra o programa clicando duas vezes sobre o ícone CDBurner que fica na sua área de trabalho (desktop), depois da instalação deste.

 

Passo 2  Ao executar o CDBurnerXP, uma pequena tela é exibida. Nela você escolhe se quer gravar um CD/DVD de dados ou um CD de áudio. Em seguida clicar sobre o botão OK.

 

 

 

Passo 3  Gravando um CD/DVD de dados

 

Ao clicar em Disco de Dados, você vai perceber que a tela do programa vai se dividir em quatro. No canto superior esquerdo, estará um navegador de pastas do seu computador. O conteúdo destas pastas é exibido à direita, semelhantemente ao Windows Explorer. Na parte de baixo, são exibidas as telas com o conteúdo do CD/DVD que está sendo criado. À direita, você visualiza e renomeia as pastas e subpastas do disco. À esquerda, você adiciona os arquivos.

 

 

Passo 4  Selecione os arquivos ou pastas que você quer gravar (para selecionar mais de um arquivo, mantenha a tecla <CTRL> pressionada e vá clicando com o mouse...) e, em seguida, arraste-os para a parte de baixo (onde ficará o conteúdo do CD/DVD que está sendo criado).   

Observe que na parte de baixo, uma barra verde exibe o tamanho da gravação no momento.

 

   

 

Passo 5  Quando ela estiver pronta, clique no botão e escolha a opção para a gravação.

 

"Deixar o disco em aberto": para gravar e deixá-lo "aberto", com a possibilidade de adicionar novos arquivos. CDs/DVDs de dados podem ser executados mesmo abertos. Já compilações de áudio não podem ser executadas assim.

 

"Finalizar o disco": para gravar o disco e finalizá-lo, impossibilitando a adição de novos arquivos à compilação.

 

"Escolher configurações avançadas automaticamente": para personalizar a gravação.

 

Pronto!!! Agora é só esperar o programa terminar a gravação. Esse processo pode demorar alguns minutos, dependendo do tamanho dos arquivos que serão gravados.

 

 

Terminada a gravação, na janela que se abre, clique no botão .

 

 

Na próxima janela, desmarque a opção "Verificar dados após a gravação", clicando no quadradinho que fica a sua esquerda. Em seguida, clique no botão.

 

 

Para finalizar, e se não for gravar mais nenhum CD/DVD, feche a janela do programa.

 

 

OBS: Para gravar um CD/DVD de áudio, o procedimento é o mesmo que para gravação de dados (como vimos anteriormente).

 

 
Portal Terceira Melhor Idade ®
© Todos os direitos reservados - 2006/2014
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Lena Bizelli