PDF Imprimir E-mail
Qual é o melhor Antivírus?

 

Mesmo com a grande inteligência dos vírus atuais, sempre descobrindo novas formas de disseminação, explorando brechas de segurança em programas muito utilizados, até hoje a maior falha de segurança de um computador é o usuário. Isso mesmo, você :).

  

O usuário não resiste e entra em sites duvidosos, baixa programas executáveis, cracks de sites russos, acredita em promessas de fotos e vídeos do último acidente aéreo (no qual até a caixa preta quase não escapa, imagina uma câmera fotográfica), aceita, executa e re-distribui apresentações com mensagens e lindos fundos musicais (podendo conter também um vírus), etc. O usuário muitas vezes sequer lê o endereço da página para a qual está sendo direcionado ao clicar num link de e-mail. Recebi uma foto-mensage? Opa! Deixa eu clicar aqui no fotomsg.sitequalquer.ru para entrar no site de minha operadora e ver! Sério, acontece mais vezes do que você imagina!

 

Bons hábitos de navegação lhe trarão muito mais segurança no uso do computador que um software antivírus, isso eu lhe garanto. Mas como o seguro morreu velho e esclerosado, aqui vai uma listinha de aplicações gratuitas que podem lhe ajudar muito nessa árdua tarefa.

 

Avira antivirus - Sua versão gratuita possui proteção contra vírus, trojans e outros vermes. A versão Premium custa 19,95 Euros e oferece proteções ativas contra spywares e mais um monte de recursos.

 

Avast - O Avast também é um bom software e sua versão gratuita é bem completa, mas lembre-se de registrá-lo - gratuitamente - no site da empresa caso queira continuar com ele após os 60 dias de avaliação.

 

AVG - O AVG é outro aplicativo basicão (tem antivírus e antispyware na versão gratuita), mas meio pesado, o que o torna um pouco lento em máquinas mais antigas ou com pouca memória.

 

NOD32 - Dentre os que testei, o NOD32 é o mais completo, leve e funcional. Tem anti-um-monte-de-coisa e realmente pega as pragas mais novas mesmo antes de baixar o arquivo ou terminar de carregar uma página. Lado ruim? A versão gratuita expira em 30 dias e o upgrade sai por R$ 90,0. Meio caro, mas quanto custa sua segurança?

 

Lembrem-se bem... de nada adianta um belo antivírus se você o desabilitar para baixar um arquivo estranho. Você é o seu melhor antivírus!

 

 
Texto adaptado de Manoel Netto

 

 

 
Portal Terceira Melhor Idade ®
© Todos os direitos reservados - 2006/2014
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Lena Bizelli